Sobre Nós
O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado surgiu a 28 de junho de 2012, sendo constituído pela Escola Secundária de Padre Benjamim Salgado, sede do Agrupamento (com oferta formativa de 8º e 9º anos do ensino básico, ensino secundário, cursos de educação e formação de jovens e adultos e curso vocacional), pela Escola Básica de Bernardino Machado (com oferta formativa de 5º, 6º, 7º ano do ensino básico e cursos EFA), pela Escola Básica de Joane (com oferta formativa de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do ensino básico), pela Escola Básica de Boca do Monte, Mogege (com oferta formativa de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do ensino básico), pela Escola Básica de Pousada de Saramagos (com oferta formativa de 1º ciclo do ensino básico), pela Escola Básica de Estalagem, Vermoim (com oferta formativa de 1º ciclo do ensino básico), pela Escola Básica de Agra Maior, Vermoim (com oferta formativa de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do ensino básico).
Além da oferta curricular, no Agrupamento funcionam em pleno dezenas de Clubes (entre os quais o Clube Science4All e o Clube das Energia Renováveis) e são dinamizados dezenas de projetos, entre os quais se destaca o Projeto Medea.
História do Projeto
O projecto MEDEA é uma iniciativa da SPF - Sociedade Portuguesa de Física e REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A, destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da Sociedade em geral. Em particular, o MEDEA promove a medição e conhecimento científico dos campos eléctricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) produzidos por qualquer equipamento ou circuito eléctrico, na escola, no seu ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia eléctrica.
O MEDEA consiste na participação simultânea de 20 instituições de excelência, cada uma com uma ou mais equipas (e um professor responsável no caso de escolas secundárias) onde se combina a formação na instituição com a aplicação dos conhecimentos científicos em assuntos de natureza extracurricular, baseada em demonstrações e experiências realizadas pelos próprios alunos.
As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético, para muito baixas frequências, que devem usar durante o desenvolvimento do projeto. Depois, em www.spf.pt/medea, a SPF disponibiliza toda a informação necessária à sua implementação. Cada equipa participante deverá criar uma página internet dedicada em exclusivo ao projeto MEDEA onde apresentarão todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e relatório final. A REN disponibiliza os instrumentos de medida, treino dos professores das escolas, palestras nas escolas participantes e premeia os melhores trabalhos nesta área.
O nosso trabalho surgiu no desafio lançado pelos coordenadores do projeto. As atividades foram desenvolvidas em equipas de forma a garantir que todas os espaços que frequentamos regularmente no quotidiano pudessem ser realizados. Neste espaço divulgasse a compilação dos resultados obtidos com as medições realizadas, bem com das pesquisas efetuadas.
Nossos Utilizadores
Este projeto foi desenvolvido por alunos do 11º e 12º anos e dos clubes Science4All e Energias Renováveis, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, tendo como principal objetivo investigar e analisar os campos eletromagnéticos a que estão expostos no seu dia a dia, bem como os efeitos provocados por estes.
Para tal foi utilizado um sensor de campo eletromagnético cedido pela SPF, o qual permitiu determinar a intensidade dos campos eletromagnéticos de baixa frequência nos espaços onde realizamos a maior parte das nossas atividades.
Para que o estudo realizado permitisse realizar o estudo da influência dos dispositivos eletrónicos, as medições foram realizadas durante a normal utilização destes dispositivos (durante as atividades letivas) e quando os mesmos não são utilizados (durante a noite).